domingo, 7 de agosto de 2011

Veículos movidos à energia solar

Os carros movidos à energia solar aumentaram as pesquisas para o seu desenvolvimento nos últimos anos do século XX, após o estabelecimento de regras restritivas sobre as emissões poluentes. Em muitas universidades, os investigadores começaram a encarar a utilização de veículos movidos a energia solar. O problema residia no fato de os colectores solares para instalar nos automóveis, serem muito volumosos. Continuam porém a ser desenvolvidos muitos esforços no sentido de se conseguir solucionar esse problema. Há várias instituições mundiais a tentarem solucionar este obstáculo.
As novas gerações estão cientes de que a utilização de combustíveis fósseis em carros tem um impacto negativo no ambiente. Os estudos baseiam-se na quantidade de poluição que um carro produz. Procuram-se oportunidades de trabalho em conjunto nas pesquisas efectuadas em certos campos com quem investiga a utilização da energia solar em viaturas. Todos os esforços são canalizados concentrar as pesquisas para encontrar uma solução adequada ao problema.

Nos últimos 20 anos, a Panasonic instituiu um prémio com o tema do desafio solar. Mais de 300 equipas de todo o mundo trouxeram os seus carros a concurso. Para muitos o desafio das suas vidas é encontrar uma solução completa para carros com a energia solar. Cada vez se avança mais na tentativa de encontrar um sucesso fiável neste caminho.

Em 1993 começou um programa educacional organizado pelo Winston Solar Car Team. Fornecem aos participantes material de estudo, visitas guiadas e organizam congressos para escolas superiores americanas. O programa destina-se a incentivar os estudantes das áreas da ciência, engenharia e tecnologia nas suas pesquisas, com uma duração de dois anos. No fim do programa todos os participantes têm oportunidade de apresentar publicamente os seus trabalhos.
O primeiro Encontro do Winston Solar Car realizou-se em 1995. Participaram noventa escolas tendo nove delas construido carros para competição. Em 1997 a prova despertou o interesse de trezentas e cinquenta escolas de cinco países. Classificaram-se oito carros para competirem num percurso de seiscentas milhas, de Dallas a San Antonio, no Texas. Como os concorrentes continuaram a aumentar, também cresceu a competição. Em 1999 a prova já teve um percurso de mil e seiscentas milhas. Em 2002 a Dell Computers tornou-se patrocinadora do encontro.
Os carros movidos a energia solar ainda têm alguns problemas por resolver, inclusivé como tornarem-se operacionais numa base diária, seja dia ou noite. Continuam a surgir novos modelos, visando solucionar os problemas ainda existentes, procurando-se que por todo o planeta haja contributos positivos. Independentemente de quão completa seja a solução encontrada, o conceito de carros com energia solar oferecerá sempre uma alternativa segura à utilização de combustíveis de origem fóssil, o que por si só já é um benefício para todos nós.

O custo de uma carro movido à energia solar é de, aproximadamente, US$ 210 mil.

                              Carro movido à energia solar





Nenhum comentário:

Postar um comentário