quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Primeiro avião movido à energia solar

O Solar Impulse, avião movido à energia solar, está fazendo seu primeiro voo internacional nesta sexta-feira (13/05/2011). O voo foi transmitido ao vivo por streaming, uma site americano de informações. Andre Borschberg, piloto e criador do avião, atravessou a Europa, indo da Suíça até o aeroporto de Brussels, na Bélgica.

O Solar Impulse foi criado em 2007 pelos suíços Andre Borschberg e Bertrand Piccard. Ambos pretendiam fazer o avião dar a volta ao mundo no ano de 2011, mas a viagem foi adiada para 2012. A aeronave passou por testes de velocidade e voo noturno nos anos de 2009 e 2010. O avião tem capacidade para uma pessoa.


A aeronave tem como fonte de energia 12.000 células fotovoltaicas que alimentam os quatro motores
elétricos e recarregam as baterias de lítio polímero de 400 kg. É capaz de viajar à velocidades máximas de 70km/h a 27.900 pés de altura.


Desde dezembro de 2010, a equipe vinha realizando minivoos de no máximo 60 centímetros de altura e distâncias de 300 metros.


A equipe deve desenvolver um protótipo maior, para duas pessoas, que será usado na tentativa de dar a volta ao mundo, em 2012.


  O avião pesa praticamente o mesmo que um carro de passeio comum.


Palavras de Bertrand Piccard: "Estes testes têm sido extremamente bem sucedidos, agora, aqui estamos na fase definitiva: ele não é mais uma questão de testes, mas a coisa real. E os próximos voos não serão feitos no “casulo familiar” do aeródromo Payerne, mas em toda a Europa."




Nenhum comentário:

Postar um comentário