quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Catar prepara estádios de energia solar para Copa 2022

Projeto inclui construção de estádios ultramodernos com controle de temperatura para evitar o calor extremo do Oriente Médio.

Vista do Estádio al Shamal, parte do projeto do Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022
Agora já é definitivo: o Catar será a sede da Copa de 2022. Para não fazer feio, o país do Oriente Médio já anunciou a construção de cinco estádios com arquitetura espetacular e completamente abastecidos por energia solar.

Com design da Albert Speer & Partner GmbH, um dos escritórios de arquitetura mais respeitados do mundo, cada um dos estádios foi inspirado em um elemento específico da cultura e da tradição do Catar para permanecer como símbolo de sua relação com os outros países. É o caso, por exemplo, do Al Shamal, que será construído no norte do país. Com capacidade para mais de 45 mil espectadores, seu design foi inspirado pelos tradicionais barcos da região.


Estádios Al Gharafa (esq.) e Al Khor (dir.), parte do projeto Catar 2022: explosão de cores e chegada de táxi marítimo.
 
Al Wakrah é outro dos novos estádios. Aliás, estádio só no nome: a construção vai abrigar um enorme complexo esportivo com piscina, spa e até shopping center para visitantes.

Usando tecnologia ultramoderna de controle de clima, as temperaturas dentro dos estádios permanecerão sempre abaixo de 28°C, embora do lado de fora o calor possa ultrapassar os 40°C, como é comum nesse país do Oriente Médio. Isso faria com que a Copa 2022 fosse o primeiro evento ao ar livre com controle de temperatura.

Dos cinco projetos, dois seriam adaptações de estádios já existentes, enquanto os outros três partiriam da estaca zero.

Estádio Al Wrakah (dir.) contará com espaços para vários esportes, enquanto a estrutura externa do Al Rayyan (dir.) funcionará como um grande telão exibindo jogos do campeonato.
 
Após o final do torneio, vários componentes modulares dos estádios que não forem mais necessários poderão ser desmontados e enviados por navios para outras nações – a fim de promover o desenvolvimento do futebol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário