sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Navio movido à energia solar

O "PlanetSolar", maior barco do mundo movido a energia solar, teve cerimônia de lançamento no estaleiro da HDW em Kiel, na Alemanha, dia 31 de março de 2010.

A embarcação tem 15 m de largura e 31 m de comprimento, coberta por 540 m² de módulos fotovoltaicos. Tem baterias especiais que garantem que o barco navegue por três dias sem luz solar.


O maior barco do planeta movido exclusivamente a energia solar teve sua primeira viagem em 27 de setembro de 2010 (segunda-feira) na volta ao mundo. O PlanetSolar partiu de Mônaco com uma tripulação de seis membros e deve passar por locais como Miami, Cancún, San Francisco, Sydney, Cingapura e Abu Dhabi.


O projeto foi uma ideia de Raphael Domjan, aventureiro suíço, e Gérard d'Aboville, o marinheiro francês que foi o primeiro homem a cruzar o Atlântico em um bote a remo, em 1980.


A velocidade máxima do barco é de 15 km/h, mas a velocidade média é aproximadamente a metade disso, como explica o capitão. Assim, foram necessários 26 dias para cruzar o Oceano Atlântico.


Cerca de 530 metros quadrados da superfície superior do barco são recobertos por placas para captar a luz do sol.


Um comentário:

  1. Cada vez mais a energia solar tem sido usada para movimentar as máquinas criadas pelos homens! Depois de dar a volta no mundo em um barco chegou a hora de dar a volta ao mundo num avião, o que já está sendo preparado também. Agora os barcos, os carros e os aviões já podem utilizar energia limpa, proveniente do Sol. Quem sabe assim a poluição causada pelos veículos diminua um pouco!

    ResponderExcluir