domingo, 14 de agosto de 2011

Geladeira movida à energia solar

Pesquisadores projetam geladeira movida à luz solar

Tendo em conta que a geladeira é responsável por um dos maiores gastos na conta de energia elétrica, pesquisadores de uma empresa incubada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) resolveram desenvolver um aparelho movido a luz solar.

A ideia, que surgiu durante a crise energética de 2001, é suprir as necessidades de qualquer comunidade que não tenha eletricidade. O aparelho funciona por meio de um compressor movido a energia solar, que transforma calor em frio. "O coletor de raios solares, que pode ser instalado no telhado da casa, concentra o calor em um tubo que esquenta um óleo vegetal biodegradável. O óleo quente é utilizado para regenerar o sistema de absorção de calor, responsável pela refrigeração dentro do aparelho", explica o engenheiro Fabiano Chaves, um dos idealizadores do protótipo. O matemático Fernando Cyríaco também participou do projeto.

A geladeira custa R$ 2 mil.


Se for instalado em uma casa com eletricidade, o aparelho pode ser responsável pela economia de até 30% na conta de energia.

Depois que o refrigerador movido a energia solar atinge a temperatura desejada, ele tem a capacidade de ficar sem eletricidade por até 10 dias,mantendo os níveis de temperatura desejados.

A geladeira não emite nenhum tipo de ruído e tem uma vida útil de 40 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário