quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lâmpada solar mais econômica para países em desenvolvimento

O conceito pertence a Steve Katsaros, o criador da Nokero N200, uma lâmpada econômica que recarrega através de energia solar e promete levar luz a populações sem acesso a redes de eletricidade.

A lâmpada custa 20 dólares (cerca de 14 euros) e carrega durante o dia através dos raios solares, permitindo aproximadamente quatro horas de iluminação. A bateria é substituível e pode ser recarregada entre 300 a 500 vezes.


O principal objetivo desta lâmpada, de acordo com a empresa Nokero, é fornecer luz aos milhares de pessoas que vivem sem eletricidade em todo o mundo e recorrem a lâmpadas alimentadas por combustíveis como o querosene, altamente prejudicial à saúde, em zonas onde não há acesso a energia elétrica.

O nome da empresa - Nokero - criada em 2010 por Katsaros, é exatamente a abreviatura de No Kerosene (sem querosene) e aposta no desenvolvimento de produtos amigos do ambiente e economicamente acessíveis.


Aposta nos chamados países do terceiro mundo

Para Steve Katsaros, o mercado mais evidente para a comercialização da lâmpada Nokero N200 seria o dos países em desenvolvimento. Ou seja, países com maior dificuldade de acesso à eletricidade, tanto economicamente como no que diz respeito a infraestruturas já existentes, nomeadamente redes elétricas.

Em termos de posicionamento, a Nokero é uma empresa com fins lucrativos e funciona com base no modelo de empreendedorismo social.

Através deste modelo, as empresas conjugam a finalidade lucrativa com o interesse por diversas causas sociais. Neste caso específico, Steve Katsaros sustenta que colocar a lâmpada Nokero N200 no mercado pode ajudar a criar mais postos de emprego, fortalecendo a economia dos países em desenvolvimento.


 
 

 
 
  

Um comentário:

  1. Eu quero, eu quero :)
    A energia elétrica é cara demais em nosso país.
    Beijos.

    ResponderExcluir